A importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo humano

A importância da leitura para o desenvolvimento do ser humano é fundamental, pois é através da leitura que somos capazes de ler e conhecer a história do mundo.

A história do mundo é registrada hoje pelos escritos, e devido ao poder da leitura torna possível a compreensão desses escritos, e consequentemente, conhecer o processo histórico da criação.

A importância da leitura para esses escritos é indiscutível, pois é através da leitura que temos acesso a informação das histórias, das culturas, hábitos de vida da mais diferentes épocas e diferentes sociedades.

A importância da leitura deve ser apresentada ao sujeito desde a infância, pois a leitura contribui extremamente para o desenvolvimento da cognição humana.

Segundo Dráuzio Varela, o ato de ler estimula diversas áreas do cérebro humano, sendo um dos mais completos exercícios.

Durante a leitura, a compreensão, o poder de síntese, o conhecimento, o desenvolvimento intelectual é aprimorado, e a cada leitura o conhecimento é expandido.

Ou seja, o hábito de ler gera um poder de conhecimento muito grande para o leitor. Pela leitura, é possível viver experiências de vida, conhecer culturas. É uma maneira de acessar um mundo sem sair do lugar.

A importância da leitura é indiscutível quando se trata da educação, pois deve ser estimulada a partir do momento em que há contato com o código linguístico.

Isto é, apresentar o poder da leitura a alguém desde criança fará com que esse indivíduo cresça sabendo a importância da leitura para o seu desenvolvimento e isso afetará todos os aspectos da sua vida, desde a pessoal ao profissional.

Entenda os benefícios que o hábito de ler traz para o ser humano.

A importância da leitura: aprimoramento do vocabulário

Um dos principais benefícios da leitura, tanto para uma criança quanto para um adulto, é o enriquecimento de vocabulário. A cada leitura é possível aprender novas palavras, novas expressões.

Para a criança, aprender novas palavras desenvolve a sua cognição mental. Ela vai incorporando novas palavras, e consequentemente, consegue se expressar, desenvolver a fala e até a forma certa de pronunciá-las.

Para o adulto é ainda mais importante, pois as relações interpessoais pedem sempre um conhecimento vasto dele, especialmente no ambiente profissional.

Outro ponto importante, é a produção de textos que vestibulares e concursos pedem. Especificamente, o Enem.

A Redação Enem, é umas das partes da prova mais importante, e saber escrever de forma lógica e mostrando conhecimento da Língua Portuguesa é necessário. E isto envolve também um vocabulário bem vasto, para evitar repetições na escrita.

Conhecimento cultural

Com a leitura é possível conhecer muitos lugares e culturas sem ao menos sair de casa. E isto faz com que outros aspectos sejam compreendidos.

Aquele que entende e compreende outras culturas, é alguém fácil de se comunicar com os outros, não pratica preconceito por falta de conhecimento, e daí em seguinte.

O hábito de ler, expande o conhecimento cultural do leitor, seja pela literatura ou por apenas uma entrevista em uma revista, pois toda leitura é válida, toda leitura gera conhecimento.

Ler vai além do espaço físico do leitor, o faz emergir em um universo diferente da sua realidade. E entender que o mundo é muito mais do que aquilo que ele vive.

A importância da leitura no pensamento crítico

A leitura gera conhecimento e conhecimento gera pensamento crítico. Ou seja, quanto mais ler, mais conhecimento o sujeito vai constituir, isso formará um ser humano que pensa de forma racional e baseado em argumentos.

Nos dias atuais, ter censo crítico é fundamental. O hábito de ler contribui para que o desenvolvimento de um censo critico seja mais apurado.

Com pensamentos coerentes e baseados na argumentação. No poder de justificar e argumentar seus pensamentos e comportamentos. Assim como os fatos que rodeiam o mundo.

A importância da leitura e a tecnologia

Desde a invenção da tipografia, mais conhecido como a Imprensa, em 1455, pelo alemão Johannes Gutenberg, a leitura foi expandida exponencialmente, mesmo os livros já existindo. E assim foi o ponta pé para a difusão maior do conhecimento ao redor do mundo.

Contudo, a importância da leitura não está voltada apenas para a literatura brasileira, mas também com as novas formas de leituras.

Ou seja, a leitura pode ser estimulada das mais diversas formas, até porque a tecnologia contribui de forma eficiente para a leitura.

Com o avanço tecnológico, novos métodos de leitura foram encorpados aos antigos, como os livros digitais.

Os livros digitais que são lidos por celulares, tablete e computadores atraem de forma considerável os jovens, a geração que já nasceu imersa no universo tecnológico.

Até nas escolas, os profissionais da educação também podem utilizar das tecnologias para aguçar a criança e a geração Z a gostar da leitura.

Então, quando se fala da importância da leitura não se trata apenas de romance, fábula, poesia, conto, gêneros literários da literatura, mas também da leitura casual por meios que não envolve o papel, mas que de qualquer forma também é leitura.

Fonte: Educa + Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?